sábado, 31 de março de 2007

Um novo ser proporciona uma nova vida


Ao abordar a temática das relações não posso de forma alguma generalizar as circunstancias que proporcionam a estabilidade emocional entre casais. São vários os factores que colocados em cima de uma balança permitem que haja um equilíbrio que possa dar continuidade a essa relação. Não podemos nem devemos generalizar as avaliações feitas às relações porque na verdade as mesmas devem ser avaliadas individualmente e mais importante que tudo quase que exclusivamente pelos principais intervenientes: O CASAL, no entanto reconheço que uma ajuda complementar é imprescindível para a resolução de determinados parâmetros de compreensibilidade e comunicação.
Por diversas vezes tenho ouvido por parte de amigos e amigas que numa relação conjugal onde várias adversidades podem causar uma instabilidade na relação, o aparecimento de um novo ser não é certamente a solução para os problemas evidenciados. Não posso deixar de concordar com a afirmação anterior até porque um filho(a) acarreta uma séria de responsabilidades acrescidas que têm que ser muito bem geridas pelo casal. Normalmente as justificações para a afirmação anterior prende-se ao facto de que se os problemas existem e estão identificados no relacionamento não será certamente a presença de uma terceira pessoa comum ao relacionamento que irá solucionar aquilo que anteriormente deveria ser resolvido. Normalmente a falta de comunicação, dialogo e compreensão são a base da generalidade das dificuldades inerentes ao casal, assim como a rotina.
Tendo em consideração o constatado no seio familiar tenho que deixar expresso um exemplo contrário ao anteriormente referido e assim poder defender a tese que cada caso é um caso e tem soluções diferentes.
Num ambiente onde não existia compreensão, dialogo e abertura para serem realizadas tarefas e acções para ocupar a vertente do lazer e tempos livres que todos nós não devemos prescindir, algo de novo surgiu no seio da relação dos meus Pais: Uma nova criança
Os meus Pais passaram por uma fase extremamente difícil e que por razões várias não estava a ser bem digerida por ambos. As doenças que os afectam fisicamente não permitem um controlo emocional adequado para gerir determinados "conflitos" emocionais que embora pareçam simples ao olhos de muita gente, para quem sofre de problemas de saúde como depressões, diabetes e outras doenças mais, as circunstâncias não são as melhores para a solução dos problemas.
Depois de aparecer uma criança no seio da relação, criança essa que a minha Mãe tem sobre sua responsabilidade enquanto os Pais biológicos desenvolvem a sua actividade profissional, tudo mudou radicalmente, como se um novo dia renascesse.
Essa linda criança que trouxe de novo um espírito familiar e vivacidade na casa dos meus Pais tem permitido uma harmonia familiar digna de exemplo referencial.
O meu Pai anda muito mais calmo, compreensivo, atencioso e até consegue evidenciar actos de carinho perante uma nova vida que veio ressuscitar a vontade de viver de ambos. Por diversas vezes ouvi da parte da minha Mãe que o meu Pai já fez à bebé coisas que nunca fez a mim nem ao meu irmão enquanto crianças, como por exemplo mudar uma fralda.
A Beatriz que tem 10 meses de idade teve alguma dificuldade de adaptação a uma nova realidade familiar mas que presentemente está totalmente ultrapassada demonstrando em permanência um sentimento de alegria e muito boa disposição sempre evidenciado com um sorriso de cortar a respiração até ao mais sensível ser.
Finalmente uma referencia para a melhor Mãe do mundo do qual eu tive a sorte de ser filho, ser educado e criado.

Mãe linda, tu que serás sempre a mulher da minha vida contínuas a demonstrar algo que te qualifica como o maior ser existente no universo. A tua simplicidade, sensibilidade, compreensão, carinho, atenção e outros tantos adjectivos que são insuficientes para qualificar verdadeiramente o teu ser faz de ti uma referência incomparável e inigualável do qual eu tenho sempre muito orgulho em fazer-me representar. Irei fazer sempre o dobro daquilo que fizeste por mim e assim justificar toda a gratidão da minha vida.
Amo-te muito Mãe

MM

1 comentário:

Anónimo disse...

De facto, quanto mais te conheço mais gosto de ti, quero conheçer-te hoje, amanhã, e cada coisa q eu conheçer de novo de certo será sempre encarada de uma forma positiva...nada de facto aconteçe por acaso, és o sol q tanto me aqueçe, és a calma q me equilibra és a doçura q me afaga a alma, és um HOMEM FANTÁSTICO... um beijo...e um dia será o teu q estará naquele colo...G.