sábado, 7 de julho de 2007

O número SETE

Estando eu directamente associado a este referencial número por razões várias, sendo uma delas a concordância da conjugação matemática que assinala o dia do meu nascimento 4-3-1977 (como 4 + 3 são 7 e foi no ano de 1977 que dei inicio ao meu percurso de vida, justifica-se uma assim uma ligação directa e muito importante do meu ser ao numero SETE), não posso deixar de fazer uma referencia em particular a este número. Além do referido anteriormente, foi hoje (7-7-2007) anunciado ao mundo as novas sete maravilhas do mundo e as sete maravilhas de Portugal, onde está incluída por unanimidade a bela, simpática e romântica Vila de Óbidos. Pelos factos apresentados anteriormente e todos os outros que se justificassem aqui apresentar, deixo-vos várias analise encontradas, através de uma pesquisa pela net, acerca do enigmático numero SETE.

O 7 é o símbolo da totalidade perfeita, do anúncio de uma mudança. Para além disso, é uma porta aberta do conhecido para o desconhecido: um ciclo encerrou-se, como será o seguinte?
Sobre o 7, de acordo com relatos antigos, Hipócrates terá dito: “O número 7, pelas suas virtudes escondidas, mantém no ser todas as coisas; dá vida e movimento; influencia seres terrenos e até os conjuntos celestes”.
7 é o número da conclusão cíclica e da renovação positiva, evocando todos os conjuntos perfeitos. 7 é um número com uma simbologia bíblica muito forte, figurando 77 vezes no Antigo testamento, em momentos diversos: o candelabro tem 7 braços; os 7 céus; Salomão construiu o templo em 7 anos; Após a tomada de Jericó, 7 sacerdotes com 7 trompetas deveriam, no 7º dia, dar 7 vezes a volta à cidade; Eliseu espirra 7 vezes e a criança ressuscitou; um doente mergulha 7 vezes no Jordão e sai curado; o justo cai 7 vezes e levantou-se perdoado; José sonha com a profecia das 7 vacas gordas e as 7 vacas magras e 7 anos de fartura e 7 anos de miséria se seguiram; 7 animais puros de cada espécie seriam salvos no dilúvio.
Entre os egípcios, o 7 era símbolo da vida eterna, simbolizando um ciclo completo, numa perfeição dinâmica.
Na China, as festas populares tinham lugar num 7º dia e os chineses relacionam as 7 estrelas da Ursa Maior com as 7 aberturas do corpo e as 7 aberturas do coração.
No Islão, o 7 é igualmente um número auspicioso, símbolo de perfeição: 7 céus, 7 terras, 7 mares.
No Irão, no momento do parto, coloca-se sobre uma toalha uma lâmpada acesa com 7 espécies de frutos e 7 espécies de grãos aromáticos. A criança recebe geralmente o seu nome ao 7º dia.
Em Cuzco, o antigo panteão Inca, um muro tinha, junto da árvore cósmica, um desenho que representava 7 olhos, chamados “os olhos de todas as coisas”.
Em África, 7 é símbolo da perfeição e da unidade, da união dos contrários (4 é o feminino e 3 é o masculino) e também símbolo da fecundação. Na Grécia, o 7 aparece em inúmeras tradições e lendas: As 7 Hespérides; as 7 portas de Tebas; os 7 filhos e as 7 filhas de Niobe; as 7 cordas da lira, etc. 7 é o número dos raios do Sol numa tradição hindu: seis correspondem às direcções do espaço e o 7º ao centro.
Na bíblia, sete significa perfeição e plenitude. Na química, PH neutro e equilibro.
Para Deus, sete foram os dias necessários para toda a sua criação e o merecido descanso.
Para James Bond, sete é o número que acompanhando de dois zeros conquista as mulheres.
Por falar nisso, sete são as maravilhas do mundo!
Sete também são as vidas do gato. Mas como a sua é uma só, aproveite 2007 e sete dias por semana.
E se aparecer algum bicho-de-sete-cabeças, lembre-se que depois da chuva vem as sete cores do arco-íris.
E junto com o sol, vem o dó, ré, mi, fá, sol, lá, si.
A vida é assim mesmo: um jogo, ora com 7 erros, ora com dezena de acertos.
Faça como Jesus perdoe 70 x 7. Faça como a sétima arte: sonhe e crie histórias para um 2007 cinematográfico.
Faça como a branca de neve: tenha sete ou mais amigos. Só não faça como aquele velho espelho que quebrou e teve sete anos de azar.
Ahhh...cuidado com os sete pecados capitais.
Que 2007 seja tudo aquilo que você sempre quis. Elevado a sete.
Sete abraços, sete beijos e infinitas possibilidades e felicidades !!!!!


Marco Martins

1 comentário:

Anónimo disse...

Agora percebi o que me quiseste dizer sobre o numero 7.
Vim hoje pela primeira vez visitar o teu blog, mas vou ficar por aqui. Quero descobrir-te aos poucos...
Carla