quinta-feira, 8 de fevereiro de 2007

Triplo Filtro

Olá amigos...
Hoje quero deixar-vos uma reflexão muito importante e acima de tudo bastante útil para podermos ultrapassar determinadas adversidades que a nossa sociedade actual nos submete através das influências sociais a que somos expostos. Muitos dos conflitos surgem da forma como nós nos expressamos através dos vários meios de comunicação e principalmente da forma como partilhamos as informações uns com os outros. Todos nós temos consciência de que muitas das mensagens que diariamente pretendemos transmitir às pessoas com quem pretendemos comunicar não são muitas das vezes interpretadas como mais desejaríamos, causando em determinadas situações algumas inconveniências entre as pessoas. Esta dificuldade ainda vamos conseguindo superar quando existe boa intencionalidade na transmissão das mensagens e agimos de plena boa fé. O grande problema que a sociedade apresenta, nos vários extractos sociais, está associada ao facto de que muitas das comunicações e partilhas de informação estarem "envenenadas" com intencionalidades que vão muito além do contexto real da informação/mensagem, onde existem segundas intenções com o objectivo de denegrir terceiros. Todos nós sabemos que algumas das pessoas com quem convivemos diariamente são capazes de TUDO para atingirem os seus objectivos, mesmo que para isso tenham que prejudicar até as pessoas mais próximas.
Tendo em consideração a minha forma de ser e estar para e com a vida, para mim o que prevalece sobre qualquer circunstancia de relacionamento interpessoal é aquilo que verdadeiramente somos em termos individuais e que personaliza o nosso ser. Ninguém é igual a ninguém, e continuo a afirmar que todos nós somos aquilo que queremos ser.
Um dos principais factores que determina a nossa personalidade é a nossa própria consciência que está subdividida em vários níveis. Para que nós possamos estar em permanência bem com a nossa consciência, e que sejamos exemplo para os outros (tendo em consideração que comportamento gera comportamento) vou deixar-vos de seguida uma ferramenta muito útil associada aos contexto da comunicação e a toda a exposição que descrevi anteriormente. Chama-se o Triplo Filtro e é originária da antiga Grécia de um mestre da sabedoria: Sócrates

O TRIPLO FILTRO

Um dia, um conhecido encontrou-se com o grande Filósofo e disse-lhe:
- Sabes o que ouvi sobre o teu amigo?
- Espera um minuto, disse Sócrates.
- Antes que me digas qualquer coisa, quero que passes por um pequeno e rápido exame. Chama-se Triplo Filtro
- Triplo Filtro, perguntou o outro...
- Correcto, afirmou Sócrates.
- Antes de falares do meu amigo, vou filtrar três vezes o que vais dizer.
É por isso que lhe chamo de "Triplo Filtro"
O primeiro filtro é a VERDADE.
Tens plena certeza de que o que me vais dizer é verdade?
- Não, disse o homem, realmente só ouvi sobre isso e...
- Bem, disse Sócrates, então você não sabe se realmente é verdade ou não.
Agora vou aplicar o segundo filtro, o filtro da BONDADE.
- O que me vai dizer do meu amigo é algo de BOM?
- Não, pelo contrário...
- Então, quer dizer-me algo de mau do meu amigo, no entanto não tem a certeza que seja verdade.
Mesmo que agora quisesse ouvi-lo, ainda não poderia porque falta um filtro, o filtro da UTILIDADE.
- Servirá para algumas coisa, saber o que você me vai dizer sobre o meu amigo?
- Não, na verdade não.
- Bem, concluiu Sócrates.
Se o que me pretendes dizer não tens a certeza que é verdade, não é bom e nem sequer me irá ser útil... porque iria eu querer saber???

Sempre que alguém vos queira fazer qualquer tipo da avaliação, juízos de valor, apreciação de pessoas que verdadeiramente vocês gostem utilizem o Triplo Filtro e constatarão que grande parte das informações que vos querem transmitir tem outra intencionalidade além da partilha sincera e de boa fé que pretendem muitas vezes demonstra.

Cada vez mais a velhinha mas sempre actual máxima se associa à partilha de informação: "Não acreditem em tudo o que vos dizem"

MM

Sem comentários: