quinta-feira, 25 de janeiro de 2007

Consulta junta médica

Hoje tive um dia muito importante e que serviu de reflexão para a minha vida.
Devido à doença que à sensivelmente 12 anos atrás assolou a minha vida (leucemia linfoblástica aguda) foi-me atribuido, através de uma junta médica, uma incapacidade de 65% que tinha como regalias alguns benefícios fiscais. Terminado o prazo de validade do documento que me incapacitava, permitindo-me assim alguns benefícios fiscais, tive que ser submetido novamente a uma junta médica para uma reavaliação do meu estado clínico: Felizmente que desde o auto-transplante de medula óssea, que fui submetido em 1995, nunca mais tive problemas de saúde derivados da doença diagnosticada. Tinha consciência de que muito dificilmente iria ser dado continuidade à minha incapacidade, tendo em consideração que após 5 anos de remissão os doentes são dados como curados. Ainda com alguma esperança que a incapacidade fosse renovada dirigi-me, no presente dia, à junta médica nas Caldas da Rainha. Após uns minutos de espera entrei num gabinete onde estavam dois médicos e uma médica e em apenas 1 minuto confirmou-se tudo aquilo que eu já esperava. "... tendo em consideração o seu relatório clínico, o Sr. apresenta-se bem, sem mais problemas e pelo facto não vamos revalidar a sua incapacidade..." foram estas as palavras de um dos médicos. Aceitei de imediato a decisão e ausentei-me. Quando cheguei junto ao carro para me dirigir para casa ia relativamente triste a pensar nos condicionantes financeiros que a partir desta data teria que enfrentar. Iria ficar mais "pobre" pensava eu... Durante a viagem até a casa dos meus Pais (onde me aguardavam para almoçar) pensei, pensei, reflecti e cheguei a uma conclusão muito importante.
Quando entrei em casa dos meus Pais, a minha Mãe de imediato me interrogou sobre a consulta sendo a minha resposta muito simples: Foi-me retirada a incapacidade, felizmente surgiu mais um indicador de que já estava curado (essa informação já a tinha à alguns anos atrás), já sou considerado novamente um cidadão normal...
Durante a reflexão da viagem de Caldas para Óbidos, inicialmente o meu pensamento estava direccionado exclusivamente aos aspectos negativos que a decisão médica me iria submeter (menor vencimento, exclusão das regalias fiscais, etc). Obsecado pelo negativismo nem consegui visualizar mentalmente o verdadeiro lado positivo da questão: JÁ NÃO SOU INCAPACITADO.
Muitas vezes durante as nossas vidas temos tendência em avaliar as coisas tendo apenas e quase que como exclusividade o factor económico o que nos inibe em determinados momentos observarmos o lado verdadeiro e belo que a vida nos tem para nos oferecer. Não existe qualquer quantia monetária que possa saldar o valor da nossa saúde assim como o valor da nossa felicidade.
Contrariamente ao meu pensamento inicial, eu hoje fiquei mais RICO.

Como normalmente tenho por hábito afirmar, em todas as coisas menos boas que nos acontecem na vida existe sempre um lado positivo, argumento esse que nos permite acreditar que vale apena viver

Associado um pouco à minha história real deixo-vos uma mensagem muito interessante para vossa reflexão

O QUE É SER POBRE!?

Um pai, bem de vida, querendo que seu filho soubesse o que é ser pobre, o levou para passar uns dias com uma família de camponeses.
O menino passou 3 dias e 3 noites vivendo no campo.
No carro, voltando para a cidade, o pai perguntou:
Como foi sua experiência?
Boa, responde o filho, com o olhar perdido à distância.
E o que você aprendeu? Insistiu o pai.
O filho respondeu:
1 - Que nós temos um cachorro e eles tem quatro
2 - Que nós temos uma piscina com água tratada, que chega até a metade do nosso quintal. Eles têm um rio sem fim, de água cristalina, onde tem peixinhos e outras belezas.
3 - Que nós importamos lustres do Oriente para iluminar nosso jardim, enquanto eles tem as estrelas e a lua para iluminá-los.
4 - Nosso quintal chega até o muro. O deles chega até o horizonte.
5 - Nós compramos nossa comida, eles cozinham.
6 - Nós ouvimos CD's... Eles ouvem uma perpétua sinfonia de pássaros, periquitos, sapos, grilos e outros animaizinhos...tudo isso às vezes acompanhado pelo sonoro canto de um vizinho que trabalha sua terra.
7 - Nós usamos microondas. Tudo o que eles comem tem o glorioso sabor do fogão à lenha.
8 - Para nos protegermos vivemos rodeados por um muro, com alarmes... Eles vivem com suas portas abertas, protegidos pela amizade de seus vizinhos.
9 - Nós vivemos ligados ao telemovel, ao computador, à televisão. Eles estão 'conectados' à vida, ao céu, ao sol, à água, ao verde do campo, aos animais, às suas sombras, à sua família.

O pai ficou impressionado com a profundidade de seu filho e então o filho terminou:
- Obrigado, papai, por ter me ensinado o quanto somos pobres!

Cada dia estamos mais pobres de espírito e de observação da natureza, que são as grandes obras de Deus.
Nós preocupamos em TER, TER, TER, E CADA VEZ MAIS TER, em vez de nos preocuparmos mais em SER:
SER cada vez mais, SER cada vez melhor, SER verdadeiro, SER livre, SER completo.

Fiquem bem

3 comentários:

Anónimo disse...

olá .Tinha prometido a mim mesma (e também a ti) que não iria deixar nenhuma mensagem. Mas depois de ler esta mensagem e depois de tudo o que conversámos nesse dia, digo-te OBRIGADA (tu sabes porquê!). Beijo

Anónimo disse...

Sem duvida,cad vez me orgulho mais de te conhecer e ser teu amigo,vejo q ja passas te maus momentos na vida nunca pensei,mas foste muito forte e pelos vistos continuas a ser

Anónimo disse...

ler todo o blog, muito bom