sábado, 15 de setembro de 2007

Festa do Pinhal

Inicia-se hoje a referência festiva que une as tradições do passado, as pessoas do presente e as apostas humanas do futuro resultante do convívio aberto e comum de todos aqueles que se unem em prol da conquista do bem-estar pessoal e social.
A festa do Pinhal de Óbidos sempre foi uma referência nas tradições do Concelho de Óbidos. É uma festa desenvolvida no seio familiar nos residentes na pequena Aldeia, a que se associam outras vindas das proximidades, amizades, conhecimentos e também algumas convidadas, permitindo durante cinco dias a partilha de tradições, culturas e principalmente memorias do passado recente e longínquo que se reflecte na história pessoal e colectiva das pessoas, assim como da localidade.
O que diferencia esta festa tradicional das outras realizadas no Concelho, está associado à forma como as pessoas convivem e partilham, não só a amizade e hospitalidade, mas também alguns géneros alimentares.
Diariamente as adegas mais carismáticas abrem as portas a todos os presentes para oferecer a Água-pé acompanhada de aperitivos que permitem a continuidade da ingestão da famosa e já tradicionalmente conhecida bebida.No último dia manda a tradição, oferecer a todos os habitantes, demais convidados e população em geral, batatas cozidas com bacalhau (Batatada). Este é o ex-líbris onde milhares de pessoas convivem entre si, deixando o arraial completamente abandonado, concentrando-se nas adegas até que as suas capacidades físicas e psicológicas o permitem.
Recomenda-se uma presença para a constatação destes factos onde todos os anos no 3º fim-de-semana do mês de Setembro se iniciam.

MM

Sem comentários: